quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O centro de dia ou a universidade?

Já todos sabemos do aumento do número médio de anos que vivemos. Já sabemos também que esses anos vividos a mais, comparando com o que acontecia não há muito tempo, são cada vez mais saudáveis. Apesar dos problemas associados ao envelhecimento, cada vez mais estudados e conhecidos, e do aumento do número de anos de trabalho, vai sobrando, por enquanto, algum tempo que felizmente os mais velhos vão aproveitando de forma mais ou menos inovadora.
A propósito da realização do congresso das universidades da terceira idade já li e ouvi hoje alguns dos "kotas" que não se conformam em passar os dias frente à televisão a ver programas com o nome das respectivas apresentadoras e que preferem aprender coisas novas ou reaprender o que entretanto já foi esquecido. O Sr. Silvestre é um deles.
Pelo que me apercebo têm surgido ultimamente um número considerável de universidades da terceira idade. Mas parece-me que falta aqui algum controle uma vez que a qualidade exigida, no que toca a formadores e assuntos abordados, não está a ser acompanhada como deveria ser. Num daqueles folhetos, distribuídos na rua, a fazer publicidade a uma universidade destas, aparecem como "finalidades: cursos humanísticos, desportivos, artísticos, visitas de estudo, tertúlias poéticas, concertos e festas académicas". E as disciplinas, para todos os gostos, incluem 4 línguas estrangeiras, Direito, História, Literatura Portuguesa, Nutrição e Saúde, Psicologia, Sociologia, Canto Coral, Tuna, Cavaquinhos, Segréis, Informática, Pintura Impressionista, Artes Decorativas, Yoga, Ginástica, Tai-Chi, Teatro, Tapetes de Arraiolos, Conferências, Visitas de estudo e Viagens, entre outras.
Muitas vezes a funcionar em locais com poucas condições, não raramente, está na boa vontade dos formadores, muitos voluntários, prestar um bom serviço a quem procura estes locais de ensino. E se há muitos que estão ali para passar o tempo e conhecer pessoas novas também há os que têm mesmo empenho em aprender.
Para já podem contar com o "Magalhães para idosos" que, como se pode ler, para além das características específicas do equipamento, apresenta conteúdos específicos para idosos. Sempre gostava de saber que conteúdos serão estes... De repente vêm-me ao pensamento alguns mas são disparatados de mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário