sábado, 28 de novembro de 2009

Buy Nothing Day

Apesar deste vídeo se dirigir ao mercado americano não deixa de fazer sentido também por aqui.



Confesso que sou um pouco consumista. Não resisto a muitas coisas que sei que não me fazem falta. Este dia, mais do que evitar as compras a todo o custo, serve sobretudo para reflectirmos sobre os excessos que todos cometemos (lembro o que escreveu a Manuela Araújo no Sustentabilidade é Acção). Por isso mesmo convém não esquecer uma frase que, durante muito tempo, tive pendurada junto à minha mesa de trabalho e que dizia:

The more you buy the less you live

4 comentários:

  1. Olá Analima
    Este vídeo faz sentido por todo o mundo ocidental, e não só. Imagino o Japão bem pior, e a China no mesmo caminho.
    Os hábitos consumistas são-nos "martelados" desde há décadas, através de uma publicidade sedutora e agressiva. Somos manipulados e não damos por isso... ou fazemos de conta que não damos.
    É bom que se comece a pensar nisso.
    Obrigada pela referência. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não precisa agradecer. Este é um tema que não deve ser esquecido. Pelo menos sempre que consumimos, ou seja diariamente.
    Um abraço de volta.

    ResponderEliminar
  3. Faz mais de um mês que já ouço e vejo publicidade ao Natal. E ainda falta outro mês.
    Que paranóia é esta?
    Alguém me explica?
    O Natal até é bonito, sim... mas no Natal.

    ResponderEliminar
  4. Já lá dizia o "grande" Bruno Nogueira no Tubo de Ensaio há uns tempos atrás. Eu acho que muitas pessoas, só pelo consumo, gostariam que fosse Natal todos os dias.

    ResponderEliminar