do Borda d’Água que contém "todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral", fiquei a saber, entre outras coisas igualmente interessantes, que:
- os homens e mulheres do signo Aquário são calados mas aventureiros. Procuram estar próximos da água e as viagens são uma tentação;
- no mês de Março devem-se vacinar os porcos contra doenças rubras e os bovinos, caprinos e ovinos contra o carbúnculo.
- o Feriado Municipal de Freixo de Espada à Cinta é no dia 5 de Abril
- em Julho, no jardim, se deve semear amores-perfeitos, calêndulas, cinerárias, etc., e as plantas bienais e vivazes de germinação lenta, para transplante no Outono;
- em Setembro, na horta, se deve semear, ao ar livre e local definitivo, agrião, cenoura, chicória, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa; em canteiro, acelga, alface, alho-porro, cebola e tomate;
- Novembro é o mês em que, aos pomares, se deve estercá-los no Crescente e podá-los no Minguante;
- em 11 de Julho irá acontecer um eclipse total do Sol que será visível a partir do Sul da América do Sul e no Sul do Oceano Pacífico;
- existem vários modos de fazer enxertias: de borbulha, de garfo, de canudo ou de verruma. As árvores devem ser enxertadas quando têm a casca a despegar ou quando querem rebentar. Só se deve proceder a enxertias quando a Lua está no Crescente; contudo os “garfos” devem ser tirados em Lua Minguante, devendo enterrá-los até à Lua Crescente.
Por fim não resisto a citar o último parágrafo do “Juízo do Ano”, texto de Célia Cadete, na contracapa:
“Aos jovens digo para não ficarem parados, olhem sempre para a frente, o futuro será vosso. O caminho faz-se caminhando. Os nossos comportamentos determinam em grande parte os próximos (comportamentos); procurem uma relação sadia com o natural, o diálogo cara a cara é mais saudável do que o ecrã de PC. Exercitem a argumentação; ponderem as vossas teses e deixem que os outros possam convosco debater, mas afastem-se da manipulação, sejam verdadeiras pessoas.”
Para aqueles momentos de "hum, apetece-me ler mas não sei o quê", aconselha-se. E depois de se começar, só se para no fim!
ResponderEliminarO Borda d’Água é uma leitura muito interessante com muitos anos. De quando em vez compro um exemplar, mesmo dos antigos que se conseguem obter nas livrarias de usados.
ResponderEliminarO meu pai sabia dessas coisas todas da enxertia e dos «garfos» e do feijão e da cebola e do tomate! Tudo, das luas cheias, das minguantes e das crescentes! Como disse há dias, era a bíblia dele. Posso dizer que era o melhor hortelão da sua terra.
ResponderEliminarJá a respeito do signo aquário, posso dizer que me revejo a cem por cento no que está escrito. Uma coisa fantástica para quem não acredita em nada disso!...
Pelos vistos fiz uma óptima compra. Eu só acho que a Editorial Minerva não tem muito trabalho e de ano para ano as informações vão-se repetindo. Mas claro que podemos dizer que as estações também... e os trabalhos agrícolas, e as festas religiosas. Enfim, é o verdadeiro "mito do eterno retorno".
ResponderEliminarcão sem raiva: tem motivos para ter orgulho no seu pai. Em relação aos signos sempre tive a mesma sensação que descreve. Aquilo que dizem corresponder às mulheres de Peixes assenta-me como uma luva.
Voltei.
ResponderEliminarPara dizer que comprei muitos, imensos livros à editorial Minerva. Pelo correio. Livros baratos, desde o Crime e Castigo, de Dostoievski (que é excelente), passando pelo Guerra e Paz, de Tolstoi (que nunca sequer comecei a ler), até ao O que é a Maçonaria, de Jorge Ramos.
Velhos tempos.