segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Após uma breve leitura …

do Borda d’Água que contém "todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral", fiquei a saber, entre outras coisas igualmente interessantes, que:

- os homens e mulheres do signo Aquário são calados mas aventureiros. Procuram estar próximos da água e as viagens são uma tentação;
- no mês de Março devem-se vacinar os porcos contra doenças rubras e os bovinos, caprinos e ovinos contra o carbúnculo.
- o Feriado Municipal de Freixo de Espada à Cinta é no dia 5 de Abril
- em Julho, no jardim, se deve semear amores-perfeitos, calêndulas, cinerárias, etc., e as plantas bienais e vivazes de germinação lenta, para transplante no Outono;
- em Setembro, na horta, se deve semear, ao ar livre e local definitivo, agrião, cenoura, chicória, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa; em canteiro, acelga, alface, alho-porro, cebola e tomate;
- Novembro é o mês em que, aos pomares, se deve estercá-los no Crescente e podá-los no Minguante;
- em 11 de Julho irá acontecer um eclipse total do Sol que será visível a partir do Sul da América do Sul e no Sul do Oceano Pacífico;
- existem vários modos de fazer enxertias: de borbulha, de garfo, de canudo ou de verruma. As árvores devem ser enxertadas quando têm a casca a despegar ou quando querem rebentar. Só se deve proceder a enxertias quando a Lua está no Crescente; contudo os “garfos” devem ser tirados em Lua Minguante, devendo enterrá-los até à Lua Crescente.

Por fim não resisto a citar o último parágrafo do “Juízo do Ano”, texto de Célia Cadete, na contracapa:
“Aos jovens digo para não ficarem parados, olhem sempre para a frente, o futuro será vosso. O caminho faz-se caminhando. Os nossos comportamentos determinam em grande parte os próximos (comportamentos); procurem uma relação sadia com o natural, o diálogo cara a cara é mais saudável do que o ecrã de PC. Exercitem a argumentação; ponderem as vossas teses e deixem que os outros possam convosco debater, mas afastem-se da manipulação, sejam verdadeiras pessoas.”

Desde as simples informações aos conselhos aos jovens sobre atitudes e comportamentos... que mais podemos nós querer por 1,50 €?

5 comentários:

  1. Para aqueles momentos de "hum, apetece-me ler mas não sei o quê", aconselha-se. E depois de se começar, só se para no fim!

    ResponderEliminar
  2. O Borda d’Água é uma leitura muito interessante com muitos anos. De quando em vez compro um exemplar, mesmo dos antigos que se conseguem obter nas livrarias de usados.

    ResponderEliminar
  3. O meu pai sabia dessas coisas todas da enxertia e dos «garfos» e do feijão e da cebola e do tomate! Tudo, das luas cheias, das minguantes e das crescentes! Como disse há dias, era a bíblia dele. Posso dizer que era o melhor hortelão da sua terra.
    Já a respeito do signo aquário, posso dizer que me revejo a cem por cento no que está escrito. Uma coisa fantástica para quem não acredita em nada disso!...

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos fiz uma óptima compra. Eu só acho que a Editorial Minerva não tem muito trabalho e de ano para ano as informações vão-se repetindo. Mas claro que podemos dizer que as estações também... e os trabalhos agrícolas, e as festas religiosas. Enfim, é o verdadeiro "mito do eterno retorno".
    cão sem raiva: tem motivos para ter orgulho no seu pai. Em relação aos signos sempre tive a mesma sensação que descreve. Aquilo que dizem corresponder às mulheres de Peixes assenta-me como uma luva.

    ResponderEliminar
  5. Voltei.
    Para dizer que comprei muitos, imensos livros à editorial Minerva. Pelo correio. Livros baratos, desde o Crime e Castigo, de Dostoievski (que é excelente), passando pelo Guerra e Paz, de Tolstoi (que nunca sequer comecei a ler), até ao O que é a Maçonaria, de Jorge Ramos.
    Velhos tempos.

    ResponderEliminar