sábado, 13 de fevereiro de 2010

ADAS (Advanced driver assistance systems)

Tenho um carro que, de acordo com os padrões actuais, se pode considerar velho. Mas como, até agora, não me deu grandes problemas e serve as minhas necessidades diárias, nunca pensei seriamente em comprar um novo.

E a realidade é que tenho a sensação que não conseguiria conduzir um automóvel que soubesse mais que eu.

ACC ( Adaptive cruise control); CAS (Collision avoidance system ); ISA (Intelligent speed adaptation or intelligent speed advice); PPS (Pedestrian protection system) ; ALC (Adaptive light control); AP(Automatic parking); I-VNS (In-vehicle navigation system) são apenas alguns dos sistemas que actualmente os automóveis possuem para nos mostrar que já que nós não sabemos evitar acidentes e embaraços vão ser eles a chamar a si essa tarefa. Só que eu, sinceramente, vou ter que fazer uma tão vasta reciclagem que me parece que ainda não é desta que vão parar de olhar para mim enquanto faço uma manobra, utilizando a força dos meus braços e não a Direcção Assistida… OK, o meu carro é mesmo velho.

8 comentários:

  1. Tripulo por vezes um carro, pequeno, sem direcção assistida. Quase parece um camião! Contudo, na estrada é um prazer, a condução proporciona uma sensação verdadeira de segurança. :)

    ResponderEliminar
  2. Humm... sem direcção assistida... isso é como ir ao ginásio todos os dias e ter no carro uma espécie de "personal trainer" :).

    ResponderEliminar
  3. Quer dizer, Vasco, que o meu não é o único carro sem direcção assistida que ainda circula por aí... :)

    ResponderEliminar
  4. Aí está, A.C., um bom motivo para continuar a utilizar o meu automóvel :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho um que deve ter essas coisas todas e eu nem sei para que servem.

    ResponderEliminar
  6. A mim acontece-me o mesmo com outros objectos. A falta de tempo para ler as instruções, os guias do utilizador, etc., dão nisso. :)

    ResponderEliminar
  7. Um carro assim velho? Sério? Espero que não chegue ao ponto de ter de fazer como naquela rábula do Solnado do tipo que transportando-se num "calhambeque" chega à portagem e quando o funcionário diz que são trinta escudos, logo responde: "Vendido!". :)

    ResponderEliminar
  8. Também espero que antes que isso aconteça eu decida mudar de carro. :)

    ResponderEliminar