quarta-feira, 21 de julho de 2010

Televisão no quarto desde o nascimento

Estava eu uma noite destas frente à televisão, de comando na mão, a passar os canais, quando apanhei algo parecido com isto:



Manifestei em voz alta a minha estranheza e logo uma das minhas filhas me explicou que era o canal para bebés. Pesquisei e percebi então que a BabyFirst TV (há também, pelo menos, a Baby TV) é um canal dirigido a menores de 3 anos (sim, leram bem, menores de 3 anos) que emite 24 horas por dia. Parece que o objectivo é ajudar os pais a interagirem com os seus bebés. Não vou colocar aqui questões, levantadas pela maior parte dos especialistas, que alertam para o facto de que bebés com tão pouca idade (aliás só a palavra bebé, seria suficiente), não devem ver televisão. E, pelos vistos, estes canais têm também a solução certa para a hora de dormir: "um programa mágico que trará ao seu ecrã imagens animadas e encantadas, que se movem delicadamente para deliciar os seus sentidos, acompanhadas pelos sons de música suave". Os móbiles (aquelas peças penduradas por cima das camas, com bonecos coloridos), que os ajudavam a adormecer, parecem estar a perder terreno para o ecrã de televisão.

Não sei se a interacção pais/filhos sairá fortalecida com o visionamento deste canal. Mas uma coisa é certa: tenham ou não bebés em casa, para adultos com problemas de insónia, programas como este fazem, certamente, milagres.

2 comentários:

  1. Não me surpreende que haja canais desses, pois há sempre oportunistas, mas sim que algumas pessoas recorram a eles. Nalguns casos isso explica-se provavelmente pela imaturidade e impreparação para se ser pai ou mãe. Mas suponho que haja casos mais complicados de famílias em que os pais tentam desesperadamente conciliar a vida familiar, com a vida profissional, com desejos de realização pessoal e com a falta de dinheiro típica de uma actual família da classe média.

    ResponderEliminar
  2. Carlos: a verdade é que o canal tem uma programação mais típica de canal infantil durante o dia (e com conteúdos supostamente educativos). É durante a noite que passam estes "programas mágicos". Eu duvido que as audiências tenham algum significado nessa altura. Mas o que diz faz sentido e quantos pais e mães não utilizam a televisão para preencher os tempos dos filhos por não conseguirem (mais do que por não quererem, creio eu) dedicar-lhes o seu próprio tempo.

    ResponderEliminar