segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paisagem entaipada

Nas auto-estradas não se viaja. Percorrem-se distâncias. Para ir de um sítio para outro em menos tempo não há melhor. Mas parte do prazer de conduzir está vedada aos automobilistas que se vêem confrontados com a monotonia da estrada. Quanto à paisagem deixámos quase de a poder apreciar. É um facto que as habitações que se localizam perto dessas vias devem ser protegidas do ruído forte. Mas parece-me que existe actualmente uma febre que se traduz na colocação de taipais em extensões enormes de auto-estradas e vias rápidas, que limitam a nossa visão à sucessão interminável dos postes que os seguram, pois são estes os elementos que mais se destacam. Mesmo aqueles de acrílico transparente servem apenas para distorcer o que nos parece ser um monte, um pomar, uma barragem.

Em certos locais não conseguimos perceber se existem habitações, se campos agrícolas, se outras estradas. Em determinados troços é como entrar num túnel mas aberto em cima. Ao limite podemos passar de uma paisagem com determinadas características para outra, com características opostas, sem nos apercebermos das alterações.

É certo que nem sempre a paisagem merece ser apreciada. Mas, se não a observarmos, como saberemos? É caso para dizer: já que pagamos portagens queremos as paisagens!

3 comentários:

  1. De facto tem toda a razão! Eu compreendo que as auto-estradas são estruturas importantes para quem trabalha e precisa de vencer distâncias, mas para quem passeia são de uma grande monotonia!...Lembro as estradas, onde se passava pelos sítios e se parava para tomar um café ou para ver qualquer coisa de especial, agora tudo passa à margem. Utilizar as velhas estradas também é uma «seca», não estão tão em condições como deviam estar e obrigam a andar a 50.
    Nestas coisas há sempre os prós e os contras e eu cada vez ando menos de carro, se há combóio prefiro!
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. Pois, as auto-estradas não têm uma escala nada humana. Só o facto de não se poder parar onde se quer é muito limitativo. E sim, o comboio é um óptimo meio de transporte. Mas qualquer dia, com os TGV's, deixamos novamente de ver as paisagens pois os nossos olhos certamente não conseguirão acompanhar tal velocidade. :)

    ResponderEliminar