sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma das razões/poemas porque gosto de Thiago de Mello

Deste poeta brasileiro tenho apenas um livro cujo título é "Poesia comprometida com a minha e a tua vida", publicado pela primeira vez em 1975.
É deste livro que retiro este poema, comprometido...

Alfabetização de adultos

Faço hoje,
                agora,
                          aqui,
                                  o que é preciso
e acho que sei fazer.
                               Não farei mais,
só pelo turvo gosto do esplendor
(acaso oculto ao fundo do ventrículo)
o que a hora não pede e a circunstância
rejeita abertamente.
                              Se me chamam
para amarrar o mar, só ajudarei
se servir à alegria da menina
que me ensina a ser claro sobre o chão.
Não faço o que não amo.
                                       E me preparo
para amanhã fazer o que amanhã
vai ser preciso: e pra melhor fazer,
aprendo no que errei fazendo agora.

É por isso que aqui não faço nada,
a não ser aprender, porque é preciso
(já algo consigo), a ler na escuridão.

                                        Em Berlim, Welserstrass,
                                        dia de São Nicolau, 74

Thiago de Mello, Poesia comprometida com a minha e a tua vida, Moraes Editores, Lisboa, 1976

Sem comentários:

Enviar um comentário