segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sete anos de prisão Isaltino padeceria...

"A política não tem nada a ver", respondia Isaltino Morais quando, perante a decisão do colectivo de juízes do Tribunal de Sintra, os jornalistas lhe perguntavam se iria manter a candidatura à Câmara de Oeiras. A política não tem nada a ver com quê? Será que se ele fosse um cidadão sem cargos políticos teria tido oportunidade de acumular o dinheiro que colocou em contas fora de Portugal e de ter sido julgado pelos crimes pelos quais foi agora condenado? E será que acha que esta situação não terá qualquer relevância na sua candidatura? Se é assim, ou pensa que os eleitores não têm qualquer capacidade crítica ou está de tal maneira convencido que estes lhe darão a vitória que acredita que tudo o que se dirá nos próximos tempos não fará mossa na sua quase eterna posição de presidente da CMO. E eu, mesmo sabendo que muitas coisas serão postas noutras perspectivas, não tenho grande esperança na mudança.
Ao ler as notícias hoje não pude deixar de me lembrar do soneto de Camões que aqui, grosseiramente, se adapta a este caso:

Sete anos de prisão Isaltino padeceria
Enquanto autarca de Oeiras, terra bela;
Mas não servia só o concelho, servia-se a ele
E à Câmara apenas por prémio extra pretendia.

Os dias, na esperança da absolvição
Passava, contentando-se com presidi-la;
Porém o tribunal, usando de justiça,
Em lugar da absolvição, lhe dava a perda de mandato.

Vendo o astuto presidente que, mesmo com mil enganos,
Lhe fora assim negada a sua clamada inocência,
Como se a nova candidatura não fosse merecida;

Começa de recorrer, até à transição em julgado
Dizendo: - Mais recorreria, se não fora
Para tão longo processo, tão curto o tempo até às eleições!

2 comentários:

  1. As pessoas não se olham! Há pessoas que sentem-se intocáveis. A Justiça é para os outros que não conseguem argumentar ou simplesmente lhes entregam um advogado em estágio como defensor! Mesmo que este senhor estivesse sendo alvo de calúnias não provadas a sua postura deveria ser acima de tudo de não concorrer novamente à Câmara. Só assim a opinião pública deixaria de ter tão má impressão a seu respeito. Mas... não sei que mais pensar!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei. É que, apesar de não conhecer qualquer sondagem sobre esta questão, é muito provável que Isaltino ganhe novamente. Ora isso só lhe dará força.

    ResponderEliminar