quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Fotografia ainda nos espanta

A propósito do Dia Mundial da Fotografia relembro aqui Pedro Miguel Frade (1960-1991) e o seu livro "Figuras do Espanto. A fotografia antes da sua cultura", Edições Asa, 1992 (esgotado, que se saiba) no qual faz uma análise da mudança, ao longo do tempo, das nossas atitudes em relação ao objecto fotográfico.
O livro não o tenho (nunca consegui encontrá-lo à venda). Mas do autor recordo as aulas de Semiologia na faculdade e a paixão que nos transmitia quando o tema era a Fotografia. Mesmo quando falava da fotografia criminal e projectava no ecrã imagens de cadáveres nas morgues (eu acho que ele observava as nossas reacções), a pertinência das suas reflexões deixavam-nos, ou pelo menos a mim deixavam-me, sempre, com uma sensação de que saía dali mais rica do que quando entrava. E o que é que podemos querer mais de um professor?

Sem comentários:

Enviar um comentário