sábado, 22 de agosto de 2009

Turistas

Gosto de turistas. É certo que, por vezes, invadem as cidades e Lisboa, em Agosto, é prova disso, com a quantidade de autocarros de turismo a despejar excursões e os guias armados de flores de peluche, chapéus de chuva, placas com o nome das agências… que levantam no ar para terem a certeza que fazem tudo para não perder nenhum elemento do seu rebanho.
Mas gosto, sobretudo, dos que não vêm em grupos. Que andam nos transportes públicos que, sem eles, circulariam vazios este mês; que percorrem as ruas, com os mapas na mão, à procura dos locais que nós já conhecemos. Às vezes apetece-me interrompê-los e fazer uma sugestão, dizer-lhes para irem a algum sítio, menos referido nos guias, para que sintam Lisboa como ela é.
Mas aquilo que mais gosto é a forma como eles olham para as coisas, os edifícios, o rio, como escolhem o que fotografar e os comentários que fazem, quase sempre positivos, tornando-nos mais orgulhosos da nossa cidade.
Esse olhar leva-nos, muitas vezes, a olhar também e a ver o que já nos esquecemos que está lá, à força de o olharmos todos os dias. É assim que, não raramente, descubro uma janela, um passeio em calçada que piso todos os dias, uns graffiti que ainda não tinha reparado que estavam ali, o brilho do rio ao final da tarde…

2 comentários:

  1. pois acho que quando é assim, devias mesmo fazer-lhes as tuas sugestões! talvez eles gostassem mesmo! se fosse o inverso não ficarias contente?

    ResponderEliminar
  2. Tens razão. Mas esta minha timidez...

    ResponderEliminar