quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Saudades do Inverno

Agora que as temperaturas estão a subir e o Verão parece estar aí em força fui reler "O Verão" de Ruy Belo. É daí que retiro este poema:

A autêntica estação

É verão. Vou pela estrada de sintra
por sinal pouco misteriosa à luz do dia
ao volante de um carro que não é um chevrolet
e nesse ponto apenas se perdeu a profecia
Não há luar nem sou um pálido poeta
que finja fingir a sua mais profunda emoção
Chove uma chuva que me molha os olhos
e me leva a sentir saudades do inverno:
a luz o cheiro a intimidade o fogo
Quem me dera o inverno. Talvez lá faça sol
e eu sinta aflitivas saudades do verão:
uma estação na outra é a autêntica estação

in Ruy Belo, obra poética, vol. 1 Editorial Presença, p. 177

Sem comentários:

Enviar um comentário