terça-feira, 18 de agosto de 2009

Jamais, presidente Jammeh

Uma notícia de hoje do Jornal i desperta a atenção. O Presidente da Gâmbia, o país mais pequeno de África, teve um sonho que se transformou num pesadelo para os que se cruzam com os seus "Green Boys" que raptam e torturam os que consideram bruxas e feiticeiros, responsáveis pelos males do país.
Mas há muito mais. Yahya Jammeh que, em 1994, derrotou o anterior presidente e estabeleceu a ditadura no país, foi reeleito em 2001 e criou uma lei que proíbe a existência de partidos na oposição. Depois de divulgar que tinha encontrado uma cura para a Sida, à base de plantas medicinais, e que por isso todos os infectados não necessitariam tomar mais medicamentos, ameaçou decapitar todos os homossexuais do país. Se procurarmos encontramos outras atitudes deste "presidente" que, mesmo se descritas num documento da Idade Média, seriam difíceis de acreditar. E, afinal, parece que tudo isto se passa hoje! Como é que é possível que a comunidade internacional não faça nada?

2 comentários:

  1. Talvez por ser precisamente um pequeno país de África??
    Não será "significativo" para se fazerem grandes encenações e demonstrações/exercícios de guerra...
    Infelizmente essa tal de "comunidade internacional" é muito selectiva...
    enfim... hipocrisias, acho eu.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão. Além do país ser pequeno, não me parece que o amendoim, o peixe e as peles (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_G%C3%A2mbia) sejam alvo da cobiça de alguém!

    ResponderEliminar