quinta-feira, 14 de abril de 2011

É uma injustiça, pois é! Abusam porque sou pequenino...

É importante que alguém chame a atenção para esta realidade. Mas não podemos cair na Síndrome de Calimero. Como sempre o difícil é encontrar o ponto de equilíbrio. E vamos ter que o fazer. O país e todos nós individualmente.

10 comentários:

  1. A culpa, muitas vezes, não interessa de quem é...embora saibamos que pelo menos em parte, resulta dessa especulação das agências de rating e dos mercados financeiros, estivemos sempre de pés e mãos atadas... e por mais que façamos, vamos estar sempre dependentes desses avaliadores externos cujas agendas e interesses não são os nossos!!

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão, Eva. A verdade é que, no mundo actual, temos mesmo de contar com eles.

    ResponderEliminar
  3. Claro, Miguel. E um abraço também.

    ResponderEliminar
  4. Ana, certamente que não podes gastar mais do que ganhas. O país também não. Quando entrámos na zona Euro, o rating desceu abruptamente, o país poupou milhões de Euros em juros, começou o regabofe socialista, com o Guterres bonzinho a dar tudo, a todos. Agora chegou a factura...

    ResponderEliminar
  5. Desde que o dinheiro passou a ser virtual, é difícil entender o que se passa. Basta alguma dessas agências de rating dizer que um país vai mal, para que se comece logo a especular, a subir juros, eu sei lá. Já não é o dinheiro vivo que conta e, sim, essas crenças e mensagens que pairam no ar.

    E Portugal continua, infelizmente, a ser pequeno ou insignificante demais para influenciar seja o que for...

    ResponderEliminar
  6. Quem nos dera, António, que o problema tivesse começado quando entrámos na zona Euro. Aí começámos apenas a ter mais dificuldades em fazer contas.

    ResponderEliminar
  7. O poder dessas agências é incompreensível, sobretudo depois do que se soube acerca do seu papel na crise iniciada em 2008. Apesar disso as instituições, como os bancos de referência, continuam a dar-lhes imensa importância. A comunicação social faz o resto, divulgando informações que só contribuem para agravar mais as reacções dos agentes económicos.

    ResponderEliminar