quarta-feira, 26 de maio de 2010

A procissão e as almôndegas

Imagem retirada daqui


Hoje foi o dia em que a(o) IKEA abriu mais uma loja em Portugal. Dado tratar-se de uma loja de grandes dimensões suponho que os benefícios económicos serão importantes. Já a forma como promove esta abertura tem um quê de comédia. Com o objectivo de ganhar 100 euros em compras, várias pessoas vão dormir para a porta, na esperança de serem dos primeiros. Desta vez em Loures houve quem passasse duas noites no local tendo para isso que faltar ao emprego, como ouvi na rádio.  

Pessoalmente não compreendo o entusiasmo com este grupo sueco. A crónica que Ricardo Araújo Pereira escreveu há algum tempo reflecte o que eu e muitos pensam sobre ele. A verdade é que eu já fui algumas vezes à loja de Alfragide para comprar coisas específicas e saí de lá sem elas. Aquela ideia de ter que percorrer toda a loja para encontrar os talheres que afinal estavam mesmo junto à entrada mas que, naquela noção de circularidade, me obrigou a percorrer a área dos sofás, dos quartos de criança, dos roupeiros, dos tapetes e outras; tendo que adoptar um ritmo lento, atrás de pessoas que, ou porque querem mesmo ir devagar para ver todos os artigos, ou porque, tal como eu, não têm alternativa, deixou-me sem vontade nenhuma de escolher os tais talheres.

E confesso: houve um outro dia que, por estar perto da hora de jantar resolvi experimentar o self-service. E aí as almôndegas são rainhas. Por 4,50€ compram-se 10 e por 6,50€, 20. Sim leram bem, 20 almôndegas. É certo que são pequenas mas 20 almôndegas? E a consistência das ditas? No mínimo estranha, mas também, por aquele preço, só mesmo carne de algum animal sueco criado (montado) para o efeito pela Ikea. E o espaço? O espaço é péssimo, tipo linha de montagem, com tudo em metal. Naquele dia várias famílias tinham escolhido aquele como o local para fazerem a refeição pelo que muita gente fazia uma grande fila e nas mesas, a par das bolinhas de carne, também havia cachorros (que se compram a 50 cêntimos) e que as crianças pareciam preferir. A limpeza também não era a melhor e com tantas embalagens e garrafas espalhadas apeteceu-me deixar ali mesmo o tabuleiro e ir a correr à Moviflor comer um croquete.


2 comentários:

  1. É a maior da Península Ibérica...
    Viva a grandeza! Somos os maiores!...

    ResponderEliminar
  2. De facto. Mais uma coisa em que somos grandes. É pena a pequenez em tantas outras coisas.

    ResponderEliminar