sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cá como lá

O último número da revista "Sociologia Ciência e Vida", publicada no Brasil, debruça-se muito particularmente sobre o fenómeno da corrupção. Uma das linhas de análise refere-se à forma como a sociedade brasileira lida com essa prática. E parece que, por a corrupção estar presente no quotidiano dos brasileiros, mesmo na esfera privada, muitos já perderam a capacidade de se indignar com as práticas públicas. Isto não acontece só no Brasil, pois não?

2 comentários:

  1. Provavelmente no Brasil passa-se o mesmo que cá: além da grande corrupção há inúmeras pequenas corrupções praticadas pela maioria das pessoas, algumas das quais gostaria de ter oportunidade de partilhar o "bolo" maior. Porque os políticos e os gestores não caem do céu - vêem dessa mesma sociedade.
    Seja como for, nem a generalização da pequena corrupção desculpa a grande corrupção, nem o mau exemplo dados pelas pessoas influentes envolvidas na grande corrupção desculpa as pequenas corrupções. Explicar e contextualizar não nos pode levar a desresponsabilizar. Creio eu.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, Carlos. Nesta questão, tal como noutras, deveria estar sempre presente a responsabilização individual que me parece que continua a estar afastada dos valores que são transmitidos pela educação. Continua-se a achar que por outros fazerem de forma errada seja o que for, cada um pode fazê-lo de forma errada, também, porque há outros que o fazem. E estes comportamentos entram de tal maneira no quotidiano que passam a ser quase naturais.

    ResponderEliminar