segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Largo imperfeito

Eu sei que as cidades que habitamos não são estáticas. Pelo contrário, elas são dinâmicas e constituídas pelo conjunto do que chegou até nós do passado; pelo que, no presente, é acrescentado com base nos valores e gostos da época; e até por aquilo que se perspectiva para o futuro.
Também sei que qualquer intervenção urbana faz e desfaz cidade e que os arquitectos e urbanistas só com atitudes, por vezes arrojadas, podem imprimir a mudança de que é feita a matéria do modo de vida urbano.
Neste caso, em termos jurídicos pode ter sido tomada a única decisão possível. A Câmara de Lisboa, a Ordem dos Arquitectos terão certamente as suas razões.
Os arquitectos em causa são considerados dos melhores, a nível nacional e internacional.
O Largo do Rato pode não ser o melhor exemplo de conjunto construído a preservar.
No entanto não consigo ver em que é que este edifício vai contribuir para melhorar a imagem daquela área. Não consigo mesmo!


imagem copiada daqui.

4 comentários:

  1. Tinha ouvido na televisão o Ruben de Carvalho falar do caso e imaginei tratar-se de mais alguma coisa horrorosa, se bem que me parecesse sensata a posição do PC de reprovar o projecto por ele não estar harmonizado com o plano director de reabilitação ou de modificação do Largo do Rato que, pelos vistos, continua por elaborar!

    Logo, não faz sentido aprovar o que que seja, independentemente dos seus mériots ou deméritos sem essa análise prévia.

    Contudo, pela foto de maqueta que aqui nos mostras, esse prédio de gaveto parece-me interessante, ousado e até, talvez, bonito. Surpreendente, no mínimo. Não desgostei da impressão visual... :)

    ResponderEliminar
  2. mas este pelo menos vê-se bem à distancia.

    ResponderEliminar
  3. O edifício em si também me parece interessante. Mas não ali. O edifício que actualmente lá se encontra está muito degradado e pela pequena dimensão sabia-se que não iria aguentar muito tempo. Mas a dimensão deste, junto à R. do Salitre, bastante estreita, e numa zona relativamente mais elevada do largo vai tornar-se demasiado impositiva. A saída do metro vai parecer prestes a ser engolida e o chafariz, do outro lado, verá a sua expressão bastante reduzida. Mas, como em relação a tudo, dou o benefício da dúvida. :)

    ResponderEliminar