domingo, 23 de janeiro de 2011

Votar não é fácil!

As dúvidas não ajudavam mas nunca pensei nesta dificuldade extra. Hoje fui uma das muitas pessoas que, possuidoras do cartão de cidadão, se deslocaram aos locais de votação sem o número de eleitor julgando, na sua inocência, que seria fácil a sua obtenção. Chegada ao local lá me dirigi ao Gabinete de Apoio da Junta de Freguesia onde a informação me seria dada. Mas até lá chegar demorei 1 hora e 20 minutos numa fila da qual, de vez em quando saía um desistente farto de esperar. É que, segundo explicaram, a ligação à rede e o acesso aos dados estavam de tal forma lentos que não havia meio de conseguirmos sair dali. Pela página da CNE não se conseguia. O número de telemóvel disponível para mandar um SMS também não dava resposta. Pelo caminho lá íamos maldizendo o sistema e a ideia de retirar do CC o número de eleitor. De acordo com os funcionários da Junta a situação repetia-se por todo o concelho e eventualmente por todo o país. A mim o que mais me chateou foi o facto de não ter previsto esta confusão toda e ter confiado na capacidade de organização dos serviços envolvidos. Enfim… uma hora e 40 minutos depois de chegar, lá consegui votar.

2 comentários:

  1. Analima

    Ainda bem que conseguiu votar, pois vi muita gente a ir embora sem votar :(

    Eu fui das que mudou de freguesia para votar, quando tirei o cartão de cidadão e já tinha ido à internet ver o n.º, mas também não imaginava que não houvesse lá listas por ordem alfabética para quem não soubesse o n.º de eleitor. Nem toda a gente tem internet, e devia ter havido divulgação e informação!

    Estive duas horas na internet (o portal estava entupido) para tentar saber o n.º de eleitor do meu irmão mais novo!

    Gastam dinheiro a "divulgar" os preços "iguais" da gasolina nas auto-estradas (ridículo), e nem se preocuparam em evitar o que era previsível.

    Estou triste com este acontecimento... e revoltada!

    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá, Manuela. Sim, tenho a certeza que seria previsível que haveria um pico de afluência a determinada hora e que a essa altura tudo ficaria entupido. Deveriam ter previsto esta situação. Eu aguentei mas houve quem tenha desistido.

    ResponderEliminar