terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Trick or treat"

Dispenso:


crianças mascaradas que estão convencidas que isto de pedir doces nesta data é coisa do "Halloween", moda recentemente importada dos Estados Unidos, via séries e filmes que passam na TV. Este ano tinha decidido: só darei alguma coisa a quem disser "Pão por Deus" ou "Bolinhos, bolinhos em louvor de todos os santinhos!". Não ouvi, no entanto, nenhuma das versões. Esta tradição, pelo menos nas áreas urbanas, está a desaparecer de ano para ano.

7 comentários:

  1. A tradição já não é o que era. Com grande parte da população de Lisboa a querer esquecer as suas origens rurais, que nem percebe o mal que faz aos seus descendentes em particular e à cultura em geral, não vamos longe. O pão por Deus da minha (nossa, certamente) infância travestiu-se nesta coisa importada que a metrópole tem exportado para as suas colónias europeias (sim, é verdade, Portugal não é excepção).

    ResponderEliminar
  2. na realidade começam a ser raros os lugares onde a tradição é genuína e sem importações americanas.

    ResponderEliminar
  3. Bem visto.
    Na minha aldeia era ó tia, dá bolinho?...
    ou ainda ó tia, dá santoro?...
    No primeiro caso rimava com uma cavaca no focinho
    e no segundo com uma cavaca no miolo...

    Como bem me lembro dessas coisas de pedir o pão por deus.

    ResponderEliminar
  4. Temos a mania de importar tudo, aniquilando as nossas tradições. É a globalização cultural? Talvez, mas se assim for, parece-me que está a ser nivelada muito por baixo

    ResponderEliminar
  5. No meu prédio, onde habita um certo novo riquismo saloio e meio pé-descalço, houve essa coisa do carnaval à americana. Felizmente as minhas filhas não foram convidadas.

    ResponderEliminar
  6. São ridículas estas modas comerciais importadas sem nada nos nossos costumes que as justifiquem!

    ResponderEliminar
  7. Estamos todos de acordo, portanto. :)

    ResponderEliminar