quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dias (Imperfeitos) de Loureiro

Há já alguns dias que queria comentar este assunto mas não tenho tido oportunidade. Mas, como acho que ainda vale a pena, aí vai. Pelos vistos foi uma dor de barriga de um investigador do caso BPN que o levou à dita casa de banho, onde se terá apercebido da existência de uma porta dissimulada, que dava para um esconso, onde se encontravam “documentos relevantes para o processo”. Vamos deixar de lado a parte mais cómica desta situação. Vamos deixar de lado a questão de saber se a documentação foi, de facto, ali esquecida ou ali propositadamente deixada. Claro que podemos sempre pensar que, dados os problemas de amnésia de que sofre o ex-conselheiro de Estado, ele não se lembrava sequer da existência do esconso e a porta estava tão bem dissimulada que nem o próprio a via, tendo sido precisos os olhos, muito experientes, de um investigador para dar com ela.
O que já custa mais saber é que Dias Loureiro terá dito: «se essa documentação fosse de facto comprometedora, não a teria em casa ou já a teria destruído». Ora isto diz tudo sobre o futuro da investigação. Os casos, no tribunal, analisam-se com base em provas, não é? Já sabemos, então, que, neste caso, as provas, se é que existiram ou existem, já foram destruídas ou escondidas em lugar seguro. E o à vontade com que isto é dito a um jornal diz muito sobre a pessoa em si e sobre as limitações da justiça que vamos tendo.

2 comentários:

  1. Obrigado pela sua passagem por aqui. Visitei o seu blogue e como me pareceu bastante interessante e culturalmente cativante adicionei o mesmo ao meu. Vou comprar os filmes que me recomendou.

    ResponderEliminar
  2. Os filmes de que falei estão ainda em cartaz (pelo menos aqui em Lisboa) mas, se pensarmos na rapidez com que agora são editados em DVD, certamente, daqui a pouco tempo, já os encontraremos à venda. E os filmes são muito belos, mesmo sem pensarmos nas referências aos caminhos de ferro.
    Quanto ao resto muito obrigada. E além de agradecer retribuo. Sempre estarei mais atenta ao passar dos comboios.

    ResponderEliminar