sexta-feira, 9 de setembro de 2011

António Chiado não morou aqui


Sem nunca terem percebido que a estação da Baixa-Chiado tinha essa designação por servir a Baixa e o Chiado, muitas pessoas dizem que vão para a estação da Baixa do Chiado. Neste momento temos mais um elemento a contribuir para a sua confusão. Será a sede da PT aqui? Mas não era nas Picoas? 
E as paredes todas ocupadas com imensa informação, luzes a brilhar por todo o lado, música a sair de gigantescas colunas... Help... Isto não são corredores do Metro. São câmaras de tortura! 

6 comentários:

  1. Agora já não é Baixa - Chiado. Ver aqui:
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/metro-metro-de-lisboa-baixa-chiado-estacao-portugal-telecom-agencia-financeira/1278813-1728.html

    ResponderEliminar
  2. António Chiado? A maioria dos lisboetas sabe lá quem foi ou sequer que existiu.

    ResponderEliminar
  3. Sim, eu sei, A Valera. O acesso à rede da PT WiFi é capaz de ser uma coisa boa. Já as projecções "que dão informações úteis sobre notícias de última hora, a agenda lúdico-cultural da estação, lazer, tempo, trânsito e até para os mais novos" é uma péssima ideia. A imagem treme imenso e os meus olhos (e suponho que os de todos) não aguentam ler ou ver seja o que for. Além disso no primeiro dia os concertos foram, de facto, de um imenso mau gosto. Os grupos até podiam ser bons mas ninguém aguentava o volume.

    ResponderEliminar
  4. Mas também já foi há tanto tempo, António! Eu, apesar de saber quem foi, não conheço nenhum poema dele.

    ResponderEliminar
  5. A arquitectura pretendeu-se branca, depurada, apenas valorizada pelo revestimento cerâmico com que o arquitecto Siza Vieira pretendeu, de alguma maneira, lembrar-nos do ancestral metro de Paris. Agora a proliferação de elementos visuais e sonoros é tanta que nem a leitura do espaço se tem. É esta mania de que tudo agora tem de ser ou estar em festa. Será que pensam que assim nos esquecemos da crise e de que estes tempos em que vivemos não são dos mais felizes?

    ResponderEliminar
  6. O pior é que não nos esquecemos, António.

    ResponderEliminar