quinta-feira, 23 de junho de 2011

Antes de entrar num café tenha alguns cuidados

Por exemplo: não beba álcool, nem consuma Valium ou soníferos. E, digo eu, simpatizar com algumas figuras da História Mundial também não ajuda muito. Argumentar que não se lembra de nada poderá ser um sinal que a medicação que toma não está a resultar bem. Mas não me parece que possa servir de desculpa para um acto inqualificável como este, de alguém que era suposto ditar tendências. 

6 comentários:

  1. Apenas um reparo, ele não está em Tribunal por elogiar Hitler, mas por um discurso anti-semita. Bem sei que fica mal elogiar Hitler, aliás, argumentos desses rebatem-se num minuto, mas já é tolerado que se elogie Estaline ou Mao. Porque não tratamos os criminosos todos de igual forma? Uma bala alemã tirava a vida exactamente da mesma forma que uma bala soviética ou chinesa e acabavam todos em valas comuns...

    ResponderEliminar
  2. É tão deplorável o que ele disse, como levar a tribunal alguém que proferiu palavras ditas em companhia de "amigos", sob o efeito de alcool... que toda a gente sabe ninguém pode levar a sério. Há graves problemas morais de ambos os lados... é o que penso...

    ResponderEliminar
  3. Sim, eu sei, António. Aliás elogiar Hitler não é crime em França (provavelmente não será em lugar nenhum). E elogiar Estaline ou Mao também não será, apesar de ser moralmente condenável. Mas o mais comum é centrar os nossos gostos ou ódios naqueles que estão mais próximos de nós e aqui ou em França dessas três figuras é, sem dúvida, Hitler que está mais presente na nossa mente.

    ResponderEliminar
  4. Bem, Eva. As "palavras ditas" são crime em França e, por isso, se alguém apresenta queixa terá que haver processo. Agora a minha opinião é que os ofendidos também se podem ter aproveitado da situação. Aliás, vendo o vídeo, fica-se com essa ideia. A ideia de filmar indica isso mesmo e parece que as perguntas que vão sendo feitas a Galliano são propositadas para o envolver ainda mais. Mas isso não diminui o peso da gravidade do que foi dito.

    ResponderEliminar
  5. Hitler foi um assassino terrível e não é fácil encontrar palavras suficientemente fortes para descrever e condenar o horror nazi.
    Mas... e a liberdade de expressão?

    ResponderEliminar
  6. Não sei, Carlos. Galliano não foi a tribunal por ter manifestado a sua opinião mas por ter ofendido alguém que se sentiu no direito de se queixar. Quanto à liberdade de cada um em manifestar a sua opinião, nada contra. Só lamento que ainda existam pessoas que pensem daquela maneira.

    ResponderEliminar