sábado, 7 de maio de 2011

Contraste

Costuma estar rodeado de cartões e sacos de plástico e coisas que nós consideramos lixo mas que para ele são, provavelmente, importantes. Hoje, no canto formado pelo edifício e o tapume das obras, estava só ele. Deitado, encolhido sobre si mesmo, dormia. O seu corpo e as suas roupas escuras eram um contraste difícil de suportar nas pedras brancas da calçada.

4 comentários:

  1. Alguns foram empurrados, pela vida, pelas circunstâncias, outros escolheram esse caminho, apesar de tudo também um Direito que lhes assiste, porque a Liberdade de cada ser humano tem de ser respeitada.

    http://www.youtube.com/watch?v=1sgd6NuBq8w

    ResponderEliminar
  2. A situação é triste, mas a imagem é excelente.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, António. E hoje em dia, com tantos apoios, acredito que muitos o fazem por opção. Mas há a questão das doenças mentais que são frequentes nestas situações. E, nesses casos, tudo se torna mais complexo.

    ResponderEliminar
  4. A Liberdade cessa quando as pessoas não são responsáveis. Penso que no caso dos doentes mentais, algo terá de ser feito. A questão é delicada, porque não são as equipas de rua as mais habilitadas para detectar doenças mentais, excepto aquelas que todos notam, por estarem avançadas...

    ResponderEliminar