segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cartoons

Quantas vezes nos arrancam um sorriso quando vemos os seus desenhos nas páginas dos jornais. Falo dos cartoonistas e da sua capacidade de condensar, num só desenho, uma crítica, uma visão normalmente cheia de humor sobre assuntos que, embora sérios, ganham em novas perspectivas quando vistos pelos olhares destes artistas.
Até 30 de Junho no Museu de Arte Moderna de Sintra, podemos fazer cerca de 400 sorrisos desses. Esse é o número aproximado dos trabalhos expostos no World Press Cartoon 2011, selecção de desenhos de humor publicados pela imprensa em todo o mundo durante o ano de 2010. Os temas mais representados são a Wikileaks e Julian Assange, o resgate dos mineiros chilenos, o escândalo da pedofilia na igreja católica, a crise da Europa, enfim aqueles que mais ocuparam a imprensa. A entrada é gratuita. Vale muito a pena ver mas guardem algum tempo porque "ler" todos aqueles cartoons é tarefa demorada.

 ‘Pedofilia’ de Samuca no ‘Diário de Pernambuco’ (Brasil).   Imagem aqui.

6 comentários:

  1. Se conseguir dar um salto até Sintra, certamente que valerá a pena!...:)

    ResponderEliminar
  2. Para a minha depressão, melhor que os antidepressivos são os cartoons quando estes demonstram realmente qualidade. E nós, portugueses, também temos bons cartoonistas. Gostava de ir a Sintra ao Museu de Arte Moderna mas para já não tenho tempo. Quanto aos meus revisores à escala, coitados, nem de braços caídos!

    ResponderEliminar
  3. Tu tens desculpa, Daniel, porque tens que te concentrar mais a norte. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Jorge. Esperemos que a exposição vá até perto de si porque vale a pena. Quanto aos cartoonistas portugueses eles também estão representados. Aliás João Vaz de Carvalho, com o seu rei D. João I, venceu a categoria de Caricatura.
    E força! O seu trabalho continua magnífico. :)

    ResponderEliminar