quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1640 - Portugal e Catalunha
















"A Catalunha é como Portugal mas sem os Restauradores". Esta frase foi proferida há poucos anos atrás pelo vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira. Não é por acaso que o ditado popular "De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento" é comum ao nosso país e àquela região autónoma. Nem foi por acaso que a primeira conversa que tive em Barcelona, quando lá estive pela primeira vez, foi com um senhor já idoso, no metro, que mal soube que éramos portugueses, nos quis ajudar, dando-nos indicações, após ter manifestado a admiração que tinha pelos portugueses por terem conseguido, faz hoje 370 anos, tornar-se independentes de Espanha.
Muitos catalães têm, por outro lado, ainda hoje, a noção de que Portugal teria quase uma obrigação de apoiar as ideias independentistas da Catalunha pois só o facto de o rei espanhol se ter visto obrigado a desviar tropas para fazer face às revoltas naquela região teria permitido acabar com o domínio filipino em Portugal.
De uma forma bastante simplista, se a opção não tivesse sido a repressão das sublevações catalãs e da Biscaia, no que o reino espanhol foi apoiado pela França, hoje Portugal seria uma região espanhola e a Catalunha um estado independente. O exercício é puramente especulativo mas não deixa de ser interessante pensar como estaríamos hoje em dia.

3 comentários:

  1. de qualquer forma eis uma sitio do qual eu sou fã.

    ResponderEliminar
  2. Lembrando que se Portugal não tivesse restaurando sua independência, o Brasil não existiria pois a Espanha não tinha muito interesse em colonizar o Brasil (eles já colonizaram a América que ia do México à Argentina). Com isso a Holanda aproveitou e invadiu a região Nordeste do Brasil, se Portugal não tivesse se restaurado, provavelmente o Nordeste do Brasil seria uma espécie de Suriname e as demais regiões do Brasil falariam espanhol (e se fragmentariam no processo de independência da América Espanhola).

    ResponderEliminar