quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Ler é sonhar pela mão de outrém"

Fernando Pessoa, no Livro do Desassossego.

Nesta escola (Secundária de Miraflores) os livros estão sempre onde menos se espera. Há brigadas que “assaltam” aulas com o propósito de lerem, há poemas que aparecem aqui e ali… Dois alunos ficaram, este ano, em primeiro lugar: um no Concurso Nacional de Leitura no Ensino Secundário e outro no Concurso Nacional “Faça lá um poema”. Para Novembro está marcada uma homenagem a José Saramago onde estará presente João Tordo, vencedor do prémio Saramago 2009. Grande parte deste dinamismo deve-se à equipa da biblioteca da escola que promove a leitura e a escrita de forma muito apelativa para os alunos.

Porque me parece um bom exemplo deixo aqui a ligação para o blogue .

3 comentários:

  1. Isto é muito bonito!!!
    Ensinar a ler é qualquer coisa de espantoso! Ler é uma dádiva que arragamos quando aprendemos as primeiras letras. No resto é desfolhar para aprender.

    ResponderEliminar
  2. Têm razão. A questão é que tantas vezes ouvimos queixas e mais queixas em relação à forma como as escolas funcionam (eu também tenho algumas) que me apeteceu falar de um exemplo positivo. A verdade é que quase sempre são exemplos que partem de iniciativas individuais de alguém que quer fazer mais do que cumprir objectivos mínimos.

    ResponderEliminar