segunda-feira, 22 de junho de 2009

Elogio do Inverno

Pois é mesmo hoje, na primeira noite do Verão, a mais curta do ano, que me apetece defender uma estação que, com frequência, se ouve dizer que se detesta. Não me interpretem mal! Eu gosto do Verão. Na verdade sou daquelas pessoas para quem todas as estações do ano têm algo de positivo. Aliás só assim se poderia apreciar determinados aspectos que caracterizam cada uma. Mas não vejo qualquer vantagem nos excessos meteorológicos e, no caso do Verão, o excesso de calor deixa-me de rastos! Não percebo como, com as temperaturas que têm feito, se pode estar bem.
Ora, no Inverno, podemos sempre vestir mais uma camisola e um casaco sem que a dificuldade em respirar nos afecte. Nem vou falar agora dos benefícios óbvios do tão maltratado "mau tempo".
Eu gosto da chuva, não para ficar em casa a olhá-la da janela, mas para passear. As ruas da cidade ficam mais brilhantes, as pessoas aceleram mais o passo, os chapéus de chuva cruzam-se. Apetece-nos entrar num café e beber um chá quente e conversar.
A noite chega mais cedo e esconde algumas coisas mas revela outras a quem, a maior parte das vezes, vai directamente do trabalho para casa e só volta a sair no dia seguinte. As luzes, que se acendem também mais cedo, com a chuva, ganham outros reflexos.
Já sei que os argumentos a favor do "bom tempo" são imensos... mas vá lá, tentem ser mais neutros e não vejam só os aspectos positivos de um e negativos de outro.

4 comentários:

  1. 0 que vale é que depois do "inferno" de ontem, hoje está bem mais fresquinho :-)

    ResponderEliminar
  2. Como gosto muito do Sol para estar à sombra, da moleza dos dias para preguiçar, das esplanadas para ver e comentar quem passa, de andar quase nu (ou totalmente, lol) dos sons do campo ..., de tantas outra coisas que teria de ter um blogue próprio para as descrever, sou um acérrimo defensor do Verão. Para mim, bom tempo não se define pela falta da chuva, de que gosto muito, mas pela ausência de frio e como tenho dificuldade em aquecer ... não há camisolas que me valham. Mas compreendo-te. É na diversidade que reside o interesse do mundo.

    ResponderEliminar
  3. Só hoje vim ver este teu "cantinho". Pelos vistos temos algumas coisas em comum, o desagrado pelas altas temperaturas, algumas músicas...
    Não tive ainda oportunidade de ler todos os textos mas estou muito bem impressionada. Ainda bem que há pessoas assim. Obrigada
    JCG

    ResponderEliminar
  4. António: pelos vistos aqui estás em minoria!

    JCG: obrigada eu e sê bem vinda!

    ResponderEliminar