sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O saldo

Sentou-se ao meu lado no metro, vestida com um traje tipicamente africano. Na mão trazia um talão do multibanco. Passado um pouco pediu-me para lhe ler, porque não tinha óculos, o saldo. Eu li: 22 euros e 20 cêntimos. Ela agradeceu. Não disse mais nenhuma palavra. Mas até sair vi-a limpar, por várias vezes, as lágrimas que corriam pelo seu rosto.

10 comentários:

  1. O saldo por si só, diz pouco. Obviamente que poderá significar o dinheiro que resta à senhora até final do mês, mas também pode ter ido verificar se já foi efectuado um pagamento a partir da sua conta ou recebeu dinheiro proveniente de alguma transferência. Já me aconteceu terminar o mês com valor inferior, nem todos os bancos colocam o saldo disponível. Isto sem falar nas aplicações (que muito provavelmente a senhora não terá, no máximo e se tiver será um depósito a prazo), que não aparecem num talão MB...

    ResponderEliminar
  2. Claro que, não conhecendo a situação concreta, não saberemos qual será a causa das lágrimas. Pode até não ter nada a ver com o que consta no talão. Só assumi a possibilidade de assim ser.

    ResponderEliminar
  3. :((( infelizmente, interpreto pelo pior.

    há vidas, há gente, há sentimentos - muito mais do que alguns imaginam, ignorantes.

    deixo um beijinho com votos de bom fds, Analima :)

    ResponderEliminar
  4. Bom fim de semana também para si, Ana Paula.

    ResponderEliminar
  5. Não há efeito sem causa.

    Se enxugou lágrimas,
    e não estava a representar,
    alguma aflição a mortificava.

    ResponderEliminar
  6. Seja o que for, facto é que me deixou (ou deixaste) triste.

    ResponderEliminar
  7. Os dias são imperfeitos, António...

    ResponderEliminar