sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Perseverança

Teria uns 10 anos. Seguro, para a sua idade, aproximou-se e ali ficou. Talvez tivesse sido atraído pelo grupo de seis miúdas sentadas na relva, talvez pelos cães que todas seguravam pelas respectivas trelas. Imediatamente começou a falar. De si, do seu irmão com quem se zangava muitas vezes, da sua casa. Elas, umas mais novas, outras mais velhas que ele, primeiro ignoraram-no. Ele não desistiu. Falava, ora olhando para uma, ora para outra, depois uma terceira, procurando um sinal que não vinha. Até que uma delas resolveu passar ao ataque: "vai-te embora! Não vês que não estamos interessadas nessa conversa?" O miúdo pareceu surpreendido. Mas não deu parte de fraco. Respirou fundo e recomeçou. A situação repetiu-se várias vezes. Até que elas, talvez cansadas ou talvez puxadas pelos cães, se foram levantando e se afastaram. Ele ficou sentado a olhá-las.  

4 comentários:

  1. Talvez, Fernando. :) Boa semana para si.

    ResponderEliminar
  2. Como ando frequentemente com uma cadelita pela trela, já me tem acontecido encontrar crianças que começam a falar comigo e nunca mais param. Algumas, atraídas pela bicha, fazem perguntas e revelam o seu desejo de também ter um cão; outras, falam de tudo e mais alguma coisa, contam-me coisas do seu quotidiano, a casa, a escola... Como sou mais paciente do que as miúdas do teu post (seguramente, devido à idade) ouço-as, do princípio ao fim. Algumas gostam de que fale com elas, outras não me dão oportunidade ;)

    Mas sou sempre atacada por um certo desassossego: o que levará crianças a falarem com tanta vontade com alguém desconhecido? Fazer algumas perguntas sobre a cadela, ainda vá que não vá. Agora, quando fazem questão de me contarem a sua vida... Falta de atenção em casa? Demasiados desejos que não são realizados?

    ResponderEliminar
  3. É difícil sabermos, Cristina. Certamente cada uma terá uma razão diferente. Mas as tuas hipóteses fazem sentido. Eu acho que as crianças, como alguns adultos, sentem simpatia face a quem demonstra gostar de animais. É como se fosse uma garantia de que é alguém de confiança. :)

    ResponderEliminar