quinta-feira, 11 de junho de 2015

Confusão histórico-geográfica

E para aproveitar esta noite em que o sono ainda não chegou, relembro que hoje foi o dia em que a RTP, no seu Jornal da Tarde (logo no início da segunda parte), noticiou a inauguração de "dois monumentos" que o incêndio no Chiado em 1988 destruiu: os Terraços do Carmo e o Elevador de Santa Luzia. Segundo explicaram a "recuperação" permite que sejam "devolvidos aos lisboetas dois espaços há muito perdidos" nestes que são "projectos -chave para a requalificação da baixa lisboeta".
Ora se é verdade que as jornalistas, tanto a que estava no estúdio como a que estava no local, não têm idade suficiente para se lembrarem do incêndio ocorrido há 27 anos, a sua profissão deveria obrigá-las a informarem-se antes de cumprirem a sua função que é informar.
Para lá de algumas coisas, pelo meio da peça jornalística, que se podem considerar correctas, as asneiras ditas com convicção foram mais que muitas: chamar monumentos a um espaço ajardinado desenhado agora e a um elevador projectado recentemente não faz qualquer sentido. Dizer que o incêndio destruiu coisas que não existiam faz ainda menos. Confundir Alfama (onde se encontra o edifício onde foi construído o elevador) com o Chiado é um disparate. E dizer que o incêndio do Chiado destruiu ambos é uma enormidade. A tragédia que ocorreu naquele dia de Agosto de 1988 teve consequências terríveis para a cidade. Mas a zona afectada, felizmente, esteve longe de chegar ao bairro que tem no topo os miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia...

2 comentários:

  1. Não comentando os lamentáveis disparates da notícia, apenas quero
    dizer que não me parece estar muito bem concebido o acesso do Largo
    do Carmo ao elevador, por ter agora dois lanços de escada difíceis de
    subir para quem é mais velho. Decerto não serei a única a ter esta
    opinião.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ainda não tive possibilidade de visitar o "monumento". Mas pode sempre comunicar com a CML e colocar a questão. É importante que os responsáveis tenham conhecimento dessas reacções por parte dos utilizadores.

      Eliminar