domingo, 21 de julho de 2013

Um passeio com a luz como companhia

Terminou hoje o Noor Mouraria Light Walk. Palavras inglesas (à excepção de noor - luz, em árabe) para designar um evento que animou as últimas noites deste bairro tão cosmopolita e tão em voga ultimamente. Das várias ideias postas em prática no percurso entre o Largo do Caldas e a Rua da Mouraria destaco a forma como foi iluminado o interior das igrejas, os manequins trabalhados com muita imaginação no Largo da Severa, as magníficas fotografias do interior da Igreja de S. Lourenço, da autoria de Vítor Barros, e alguns pormenores como este aqui em baixo. 


A surpresa manifestada por quem vinha de fora, e foram muitos os que quiseram ir ver a Mouraria a uma nova luz, juntava-se à surpresa dos próprios moradores por verem o seu bairro brilhar mesmo em noites sem Lua cheia.

2 comentários:

  1. Os anglicismos estão em todo o lado, até aqui na Alemanha (talvez até haja mais do que em Portugal). Fiquei também abismada, quando ouvi os franceses usarem a palavra "weekend" para se referirem ao fim-de-semana (l'weekend), uso que já se institucionalizou (ouve-se na rádio a todo o momento). A minha estupefação tem a ver com o facto de os franceses sempre terem resistido com unhas e dentes a estas intromissões da língua inglesa, mas parece que capitularam.
    O cúmulo dos anglicismos será arranjar palavras que nem ingleses nem americanos entendem: no país da sra. Merkel, telemóvel chama-se "handy"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de compreender que, por vezes e em certos contextos, seja importante que a linguagem utilizada seja comum a vários interlocutores confesso que me irrita a utilização indiscriminada de palavras e expressões inglesas em situações onde elas não fazem falta nenhuma. Por vezes as pessoas deixam até de saber quais as palavras que, em português, têm o mesmo significado.
      Neste caso concreto, deste evento, realizado por um grupo de pessoas de vários países e dirigido a um público vasto até que não foi descabido.

      Eliminar