quarta-feira, 14 de março de 2012

Plastificar para consumir

Nesta pausa forçada de alguns dias sobrou-me o tempo para, de comando na mão, percorrer canais e mais canais de televisão que, de outra forma, nem conheceria, apesar de já ter ouvido falar deles. Pois: eu sou daquelas pessoas a quem os canais também sobram. Apesar dos disponíveis serem em número considerável (sempre o mínimo dos pacotes das ofertas das empresas) raras são as vezes em que passo para lá dos primeiros 5 ou 6. As tentativas para me convencerem a pagar mais canais provocam-me sempre um sorriso complacente...
Nos canais norte-americanos a quantidade de séries que exploram a temática do crime, do dia a dia de polícias é imensa. Há para todos os gostos. Ou melhor: quase para todos os gostos. Porque, herdeiros dos protagonistas de "Modelo e Detective" (série que não perdíamos na década de 80 do século passado), também os personagens destas séries são todos muito jovens, bonitos, atléticos, inteligentes, bem vestidos. Ufa! Que enjoo! Certamente não vi tudo. Mas não encontrei nada do género "Hill Street Blues"(também dos anos 80 do séc. XX) onde, a par de algum  brilho do capitão Furillo e da defensora pública Joyce Davenport, sentíamos alguma empatia com polícias de carne e osso que nem sempre tinham o uniforme limpo ou os sapatos a combinar com a roupa. Mas também já nem uma "Roll-call" eu vi. Deve ser tudo por tele-conferência.

2 comentários:

  1. Pois, a mim também os canais me sobram...

    "jovens, bonitos, atléticos, inteligentes, bem vestidos" - o mais interessante é que, na vida real, os polícias que vão aos locais dos crimes recolher pistas, fazem-no tão "empacotados" como os desgraçados que andam a limpar a central nuclear de Fukushima. Ele é fato especial, ele é calçado especial, ele é luvas, ele é máscara, ele é toucas... Serve tudo isso para que não contaminem as provas recolhidas com a sua respiração, partículas do seu próprio vestuário, ou algum cabelo, por exemplo. No programa de televisão que vi, onde isso era explicado, o polícia riu-se, ao recordar como as actrizes abanam as suas cabeleiras exuberantes, em situações dessas, nas séries actuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, mas essa parafernália toda só se for na Alemanha. :) Aqui parece-me que só em situações muito especiais é que usarão todos esses cuidados.

      Eliminar