quinta-feira, 12 de maio de 2016

A idade nas idades

Por uma circunstância particular do meu percurso escolar, praticamente sempre fui a mais nova, quer nas escolas por onde passei, quer depois na vida profissional. Para mim sempre foi um motivo de regozijo e sobretudo uma oportunidade de aprender com os mais velhos e mais experientes.
Agora, com a passagem do tempo e o avançar da idade, estou naquela fase em que essa realidade se começa a inverter. Em determinadas situações, numa reunião, por exemplo, dou por mim a ser a mais velha. Não é que sinta demasiado o peso da idade; é só a estranheza da constatação, uma situação absolutamente inelutável que se a uns causa alguma ansiedade a outros deixa de rastos. Mas a todos suscita, pelo menos, alguma reflexão. 
Para nos ajudar a visualizar a coisa, Nathan Yau, um estatístico, resolveu fazer, com base em dados do "American Community Survey", um gráfico (na realidade são 3 - para homens, para mulheres e para os dois sexos) onde conseguimos ver, em termos percentuais, quantas pessoas mais novas e mais velhas existem em cada momento da nossa existência. Se for feito com os dados mais adequados pode ser muito útil. De um ponto de vista pessoal é um exercício interessante. Por exemplo, de acordo com os dados utilizados (as diferenças demográficas serão significativas, certamente), para uma mulher com a minha idade, existiriam 35% pessoas mais velhas e 64% mais novas (o equilíbrio teria sido atingido por volta dos 38 anos). Pois...

2 comentários:

  1. Em Portugal existem 41% de pessoas mais velhas e 58% mais novas do que tu. Na população feminina, os valores são, respectivamente, 43% e 56%. És mais jovem aqui do que na América :D

    Na mesma linha, tenho um dado curioso sobre a idade dos meus colegas de trabalho. Somos 400 e tal e, neste momento, a probabilidade de eu encontar um mais velho é exactamente igual à de encontrar um mais novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora! Assim fico um pouco mais aliviada. :)
      E não se arranja um gráfico?
      Em relação ao teu trabalho… os teus alunos ainda vão ter que te aturar por algum tempo… :)

      Eliminar