quarta-feira, 20 de abril de 2016

O poeta ministro

Não faço ideia se Luís Filipe Castro Mendes será um bom ministro da Cultura. Sei que é um poeta de quem gosto (já aqui apresentei uma das razões). Esta exposição pública de um poeta que poucos conheciam trará certamente um aumento de vendas dos seus livros que agora se vêem em lugares de destaque nas livrarias. Isso será positivo para o próprio mas o mais importante é que poderá despoletar interesse na leitura de alguns poemas por parte de pessoas que não costumam fazê-lo, como gosto de pensar que acontecerá.
Em muitos meios li a expressão"ministro poeta". Mas parece-me que faz mais sentido "poeta ministro". Um ministério, mesmo da cultura, é um ministério. A poesia pertencerá sempre a uma outra ordem, superior e permanente. Luís Filipe Castro Mendes é por agora ministro. Mas era, é e será poeta.

4 comentários:

  1. Poderá ser um bom ministro, assim o queira e o deixem, até porque tem uma longa experiência diplomática, Ana.

    ResponderEliminar
  2. Eu não conhecia este escritor. É sereno a falar. Hei-de olhar nas livrarias, a ler algum poema seu. Culto é, de certeza. [analima: consegui há dois dias aceder à edição do meu blog! Tinha perdidoo acesso há um ano, e ao email correspondente, perdi-o há três anos: e esse, ainda não consigo entrar; mas no blog, não sei como, - foi pelo telefone móvel, em todo o caso -, consegui! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vasco! Ainda bem que recuperou o acesso ao blogue. :) Quanto a Luís Filipe Castro Mendes vale mesmo a pena descobri-lo.

      Eliminar