sexta-feira, 12 de abril de 2013

Simon

Em certas alturas é impossível não pensar em Oliver Twist. O Simon de "L'enfant d'en haut" é a principal fonte de sustento da sua família numa Suiça que não estamos habituados a ver. Nem bancos, nem empresas relojoeiras. É o turismo que é o motor da economia à escala deste local, no sopé de uma montanha, que os residentes sobem para ir trabalhar nos restaurantes e hotéis, onde se divertem os que vêm de fora aproveitar a neve, enquanto os dias mais quentes não transformam tudo em lama. 
E é também lá em cima que Simon desenvolve a sua actividade, roubando o que pode e vendendo onde calha conseguindo, assim, sobreviver já que a sua "irmã", apesar de adulta, comporta-se como se fosse ela a criança. Nesta inversão de papéis, é fácil gostarmos de Simon. A sua é uma actividade solitária mas mais solitárias são as horas que passa em casa, sem ninguém, comendo as sandes que não foram feitas para ele. Mesmo assim, só na solidão e na escuridão da montanha, abandonada por todos, ele quebra. 
Com excelente música e mais uma vez um trabalho fantástico de Kacey Mottet Klein, no papel principal, este "Irmã" , na tradução portuguesa, é mais um filme interessante de Ursula Meier.

Sem comentários:

Enviar um comentário